Planilha Controle de Manutenção Universal

Gerencie suas Tarefas de Manutenção com Eficiência

A planilha controle de manutenção universal é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa ou profissional que precise gerenciar suas tarefas de manutenção com eficiência. Com essa planilha, é possível acompanhar o cronograma de manutenções preventivas e corretivas, registrar históricos de manutenção, controlar custos e peças utilizadas, além de otimizar a gestão de recursos e garantir a disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos.

Planilha Controle de Manutenção Universal: O que é?

A planilha controle de manutenção universal é um modelo de planilha eletrônica que tem como objetivo auxiliar na gestão das atividades de manutenção em uma empresa ou até mesmo em uma residência. Ela oferece uma interface intuitiva e personalizável, permitindo que você adapte a planilha de acordo com as necessidades específicas do seu negócio. A planilha pode ser utilizada para controlar a manutenção de equipamentos, veículos, máquinas, sistemas elétricos e hidráulicos, entre outros.

Aqui está um exemplo básico de uma planilha de controle de manutenção universal em português:

EquipamentoTipo de ManutençãoData de ManutençãoDescriçãoResponsável
ImpressoraPreventiva05/01/2023LimpezaJoão
ElevadorCorretiva10/02/2023Troca de peçaMaria
Ar CondicionadoPreventiva15/03/2023Troca de filtroPedro
ComputadorPreventiva20/04/2023Atualização de softwareAna
GeradorCorretiva25/05/2023Manutenção geralJosé

Nesta planilha, você pode adicionar as informações relevantes para cada registro de manutenção, como o equipamento, tipo de manutenção (preventiva ou corretiva), data da manutenção, descrição do serviço realizado e o responsável pela execução da manutenção.

Benefícios da Planilha Controle de Manutenção Universal

  1. Centralização de informações: Com a planilha controle de manutenção universal, todas as informações relacionadas às tarefas de manutenção ficam centralizadas em um único lugar. Isso facilita o acesso aos dados, evita perdas de informações e agiliza o processo de tomada de decisão.
  2. Agendamento de manutenções: Com a planilha, você pode agendar manutenções preventivas de forma automatizada, definindo periodicidades e recebendo alertas quando as datas de manutenção se aproximam. Isso ajuda a evitar falhas e quebras inesperadas, aumentando a vida útil dos equipamentos.
  3. Controle de custos: A planilha permite registrar todos os custos envolvidos nas tarefas de manutenção, como mão de obra, peças e materiais utilizados. Com esses dados, você pode analisar os gastos e identificar oportunidades de redução de custos.
  4. Histórico de manutenção: Manter um histórico de todas as manutenções realizadas é fundamental para avaliar a eficiência das intervenções e identificar padrões de falhas. Com a planilha, é possível registrar os detalhes de cada manutenção, como data, descrição do problema, soluções adotadas e resultados obtidos.
  5. Gestão de recursos: Através da planilha, é possível ter uma visão clara dos recursos disponíveis para as atividades de manutenção, como equipe técnica, ferramentas e peças de reposição. Isso permite um planejamento mais eficiente e evita atrasos na execução das tarefas.
  6. Relatórios e análises: A planilha controle de manutenção universal oferece recursos avançados de geração de relatórios e análises. Você pode criar gráficos e tabelas personalizadas, facilitando a visualização e interpretação dos dados, além de poder exportar os relatórios para outros formatos, como PDF e Excel.

Menu de Navegação: Acesso Rápido e Intuitivo

Com a planilha controle de manutenção universal, você terá acesso a um sistema de gestão de manutenção completo e eficiente. O menu de navegação foi projetado para proporcionar uma experiência rápida, simples e intuitiva. Nele, você encontrará todas as funcionalidades do sistema, facilitando o gerenciamento das suas tarefas de manutenção.

Controle de Ordens de Serviço: Organize suas Tarefas

Acesse as Ordens de Serviço (O.S.) com apenas um clique nos botões de pesquisa. A planilha permite que você pesquise as O.S. cadastradas, cadastre novas ordens de serviço e verifique o status de cada uma delas. Além disso, você poderá acompanhar os materiais utilizados, identificar o solicitante, conferir a data programada, verificar os atendentes envolvidos, controlar as horas trabalhadas e até mesmo monitorar os custos com locações e estadia.

Cadastros Gerais: Gestão de Serviços Simplificada

Com a planilha controle de manutenção universal, você poderá cadastrar todos os seus custos relacionados aos serviços prestados. Isso possibilita uma análise detalhada dos custos, permitindo que você agrupe as informações e tenha uma visão clara e organizada do seu negócio.

Relatórios e Histórico: Acompanhe suas Manutenções

A planilha de manutenção oferece dois relatórios exclusivos, nos quais você poderá exportar dados e informações sobre todos os serviços realizados. Com eles, você terá acesso ao histórico completo de manutenção, podendo realizar a exportação das ordens de serviço por período. Essa funcionalidade permite que você analise várias informações com base nos dados cadastrados nas O.S., proporcionando uma visão abrangente das suas atividades de manutenção.

Relatório e Resumo Geral: Indicadores de Desempenho

No relatório geral da planilha de manutenção, você encontrará indicadores essenciais para acompanhar o desempenho do seu setor de manutenção. Os indicadores incluem a quantidade de O.S. emitidas, a porcentagem de O.S. encerradas, as horas de trabalho da equipe, o custo por hora de trabalho, os gastos com materiais e os custos diversos envolvidos.

Cronograma de Manutenção Programada: Planeje suas Atividades

A planilha de manutenção universal conta com um cronograma de manutenção programada, no qual você poderá cadastrar todas as programações de manutenção, sejam elas preventivas, corretivas, preditivas, externas, melhorias ou oportunidades. Esse recurso permite que você organize as atividades ao longo de 52 semanas do ano, garantindo que todas as manutenções sejam realizadas conforme o planejado.

Com a planilha controle de manutenção universal, você simplificará a gestão de manutenção, otimizando processos, reduzindo custos e garantindo a eficiência das suas atividades. Aproveite todos os benefícios dessa ferramenta e tenha um controle completo sobre as suas tarefas de manutenção.

Cadastro de Equipamentos:

A planilha de controle de manutenção universal permite o cadastro de equipamentos utilizados na empresa. Isso inclui informações como identificação do equipamento, descrição, número de série, fabricante, modelo e data de aquisição. Com esse cadastro, é possível ter um registro completo de todos os equipamentos da empresa e acompanhar seu histórico de manutenção.

Cadastro de Tipo de Equipamento:

Para facilitar a categorização dos equipamentos, a planilha permite o cadastro de tipos de equipamento. Isso inclui categorias como máquinas, veículos, ferramentas, entre outros. O cadastro de tipo de equipamento auxilia na organização e classificação dos equipamentos, facilitando a busca e a análise de dados específicos.

Cadastro de Famílias de Equipamentos:

Além do cadastro de tipos de equipamento, a planilha também permite o cadastro de famílias de equipamentos. Isso envolve agrupar os equipamentos de acordo com características semelhantes, como função, capacidade, complexidade, entre outros. O cadastro de famílias de equipamentos auxilia na análise de desempenho, na definição de políticas de manutenção e na identificação de problemas recorrentes em um determinado grupo de equipamentos.

Cadastro de Tipos de Manutenção:

A planilha oferece a possibilidade de cadastrar diferentes tipos de manutenção, como corretiva, preventiva, preditiva, entre outros. Cada tipo de manutenção pode ter suas próprias características e intervalos de execução. O cadastro de tipos de manutenção auxilia na programação e no acompanhamento das atividades de manutenção de acordo com as necessidades específicas de cada equipamento.

Cadastro de Status de Ordens de Serviço:

Para controlar o progresso das ordens de serviço, a planilha permite o cadastro de status, como em andamento, concluído, cancelado, aguardando peças, entre outros. Isso facilita o acompanhamento do status de cada ordem de serviço, permitindo que a equipe de manutenção tenha uma visão clara do andamento das atividades e possa priorizar as tarefas de forma eficiente.

Cadastro de Mantenedores:

O cadastro de mantenedores é essencial para atribuir as atividades de manutenção aos responsáveis. Na planilha, é possível cadastrar os mantenedores, incluindo seu nome, função, habilidades específicas e disponibilidade. Isso permite atribuir tarefas de manutenção aos mantenedores adequados e garantir que as atividades sejam realizadas por profissionais capacitados.

Cadastro de Materiais:

Para controlar os materiais utilizados na manutenção, a planilha permite o cadastro de materiais. Isso inclui informações como nome do material, fornecedor, quantidade em estoque, unidade de medida e preço. Com esse cadastro, é possível manter um controle preciso dos materiais utilizados na manutenção, evitando a falta de estoque e otimizando os processos de compra.

Relatório – Histórico de Manutenção:

A planilha permite gerar relatórios de histórico de manutenção, apresentando um resumo das atividades realizadas em determinado período de tempo. Esse relatório inclui informações como equipamento, data da manutenção, tipo de manutenção, mantenedor responsável e observações adicionais. O relatório de histórico de manutenção é útil para análise de tendências, identificação de problemas recorrentes e tomada de decisões com base em dados concretos.

Relatório – Gerencial Resumo Geral:

Além do relatório de histórico de manutenção, a planilha também permite a geração de um relatório gerencial de resumo geral. Esse relatório apresenta informações agregadas sobre o desempenho da manutenção, como o número total de ordens de serviço, tempo médio de reparo, custos de manutenção, disponibilidade dos equipamentos, entre outros. Esse relatório fornece uma visão geral do status da manutenção e auxilia na identificação de áreas de melhoria.

NOVO!!! – Cronograma 52 Semanas:

Uma nova funcionalidade incluída na planilha é o cronograma de 52 semanas. Essa ferramenta permite planejar e agendar as atividades de manutenção ao longo do ano. É possível visualizar as tarefas de manutenção programadas para cada semana, facilitando o planejamento e o acompanhamento das atividades ao longo do tempo.

NOVO!!! – Planejamento da Manutenção:

A planilha também possui uma seção dedicada ao planejamento da manutenção. Nessa área, é possível estabelecer metas, definir prioridades, determinar os recursos necessários e estabelecer os prazos para as atividades de manutenção. O planejamento da manutenção permite uma visão estratégica das ações a serem tomadas, contribuindo para a eficiência e a produtividade do processo de manutenção.

NOVO!!! – Relatório com filtros do Planejamento de Manutenção:

Para acompanhar e analisar o planejamento da manutenção, a planilha oferece a opção de gerar relatórios com filtros. É possível selecionar critérios específicos, como período de tempo, tipo de manutenção, equipamento, mantenedor, entre outros, para visualizar apenas as informações relevantes. Isso facilita a análise dos dados, a identificação de tendências e a tomada de decisões embasadas.

NOVO!!! – Inspeção para cálculo de disponibilidade do cronograma:

Uma nova funcionalidade adicionada à planilha é a inspeção para cálculo de disponibilidade do cronograma. Com base em inspeções periódicas, é possível calcular a disponibilidade dos equipamentos e determinar se o cronograma de manutenção está sendo efetivo. Isso auxilia na identificação de equipamentos que necessitam de mais atenção, ajustes no cronograma ou mudanças nas atividades de manutenção planejadas.

Conclusão:

A planilha de controle de manutenção universal é uma poderosa ferramenta que abrange uma ampla gama de recursos para organizar e acompanhar a manutenção de forma eficiente. Com recursos como controle de ordens de serviço, cadastro de equipamentos, tipos de manutenção, status de ordens de serviço, entre outros, a planilha proporciona uma gestão completa da manutenção.

FAQs sobre a Planilha Controle de Manutenção Universal

Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes sobre a Planilha de Gestão de Manutenção. Caso você tenha alguma outra pergunta, sinta-se à vontade para fazê-la. Teremos prazer em responder.

1. A Planilha de Manutenção pode ser utilizada por multiusuários (em rede)?

Sim, a planilha pode ser utilizada por vários usuários em uma rede. Basta colocar o arquivo Excel da planilha como atalho e ela funcionará normalmente para todos os usuários.

2. A Planilha de Manutenção possui alguma restrição de uso?

Não, a planilha não possui nenhuma restrição de uso. Ela pode ser utilizada livremente, sem qualquer tipo de limitação.

3. É necessário pagar uma mensalidade para utilizar a Planilha de Manutenção?

Não, a planilha não possui nenhuma mensalidade. Após adquiri-la, você poderá utilizá-la sem a necessidade de realizar qualquer outro pagamento.

4. A Planilha de Manutenção é desbloqueada? Posso fazer alterações, se necessário?

Sim, a planilha é desbloqueada, o que significa que você pode fazer alterações de acordo com as suas necessidades. Caso precise personalizá-la para o seu uso específico, você tem total liberdade para fazê-lo. Além disso, se preferir, você também pode entrar em contato com nosso serviço de consultoria e solicitar um orçamento para realizar as alterações desejadas, sem compromisso.

5. A Planilha de Manutenção oferece suporte técnico?

Sim, oferecemos suporte técnico para auxiliá-lo no uso da planilha e para responder quaisquer dúvidas que possam surgir. Basta entrar em contato conosco e teremos prazer em ajudá-lo.

6. A Planilha de Manutenção é compatível com outras versões do Microsoft Excel?

Sim, a planilha é compatível com várias versões do Microsoft Excel, garantindo que você possa utilizá-la sem problemas em diferentes ambientes.

Esperamos que essas respostas tenham esclarecido suas dúvidas. Caso precise de mais informações, não hesite em nos contatar. Estamos aqui para ajudar.

7. Como a planilha controle de manutenção universal pode me ajudar a reduzir custos?

A planilha controle de manutenção universal permite registrar todos os custos envolvidos nas tarefas de manutenção, como mão de obra, peças e materiais utilizados. Com esses dados, você pode analisar os gastos e identificar oportunidades de redução de custos, como a troca de fornecedores, a adoção de novas práticas de manutenção ou a realização de treinamentos para a equipe técnica.

8. Posso utilizar a planilha controle de manutenção universal em uma pequena empresa?

Sim, a planilha controle de manutenção universal pode ser utilizada em empresas de qualquer porte, inclusive em pequenos negócios. Ela é uma ferramenta flexível e adaptável, que pode ser ajustada de acordo com as necessidades específicas de cada empresa.

9. É necessário ter conhecimentos avançados em planilhas eletrônicas para utilizar a planilha controle de manutenção universal?

Não, a planilha controle de manutenção universal foi desenvolvida de forma intuitiva e amigável, facilitando o uso mesmo para pessoas com pouca experiência em planilhas eletrônicas.